O que é Dengue?

A dengue é uma arbovirose transmitida por mosquitos do gênero Aedes, especialmente pelo Aedes aegypti. Existem quatro tipos distintos de vírus da dengue: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4.

As infecções pelo vírus da DENGUE apresentam-se, atualmente, como um problema de saúde pública nos países tropicais e sub-tropicais, pois as condições do meio ambiente (calor e umidade) favorecem a proliferação do mosquito transmissor.

Quando um sorotipo viral é introduzido em uma localidade cuja população encontra-se susceptível ao mesmo, há a possibilidade de ocorrências de epidemias. Entretanto, para que isso ocorra, é necessária a existência do mosquito vetor (Aedes Aegypti) em altos índices, e de condições ambientais que permitam o contato do vetor com aquela população.

A Dengue é uma doença que pode matar

A ocorrência de mortes durante uma epidemia de dengue pode estar relacionada com a cepa do vírus circulante e/ou com a situação de imunidade da população.

Independentemente dessas duas características, os casos fatais podem ser reduzidos se o doente for abordado de maneira correta logo a princípio e o serviço de saúde estiver preparado adequadamente. Isso significa que o paciente com dengue deve receber tratamento individualizado dentro de um sistema de saúde com profissionais suficientes e capacitados.

Tão importante quanto evitar a transmissão da doença é a capacitação dos médicos e a organização dos serviços de saúde, quer nos centros de atenção primária quer nos hospitais de retaguarda e de maior complexidade.

É sabido que, até o momento, não há vacinas ou droga específica para o combate à infecção da dengue; entretanto, isso não significa que a doença não tem tratamento. Medidas simples tais como identificar precocemente os sinais de infecção, orientação ao paciente e ao menor sinal de alerta (agravamento do quadro) iniciar hidratação adequada dos infectados, podem ser salvadoras ao impedirem a evolução para as formas mais graves da doença.

A Organização Mundial da Saúde estima que três bilhões de pessoas no mundo encontram-se em área de risco podendo contrair a doença. Estima-se que, anualmente, ocorram cerca de 50 milhões de infecções no mundo todo, com aproximadamente 500.000 casos de Febre Hemorrágica da Dengue (FHD), podendo em muitos caos levar ao óbito, principalmente em crianças.

O combate à Dengue se faz combatendo o Mosquito, e este é um trabalho não só dos órgãos públicos, mas de toda a população.

O que é dengue "hemorrágica"?

Dengue "hemorrágica" é a forma mais grave e preocupante da infecção pelo vírus da dengue. Devido ao grande sangramento que ocorre neste tipo de doença, (Dengue Hemorrágica) os indivíduos acometidos por este mal podem ter em virtude do sangramento, uma diminuição da volemia causando com isso uma diminuição da pressão arterial e que, se não corrigida adequadamente, pode levar ao choque hipovolêmico e morte.

É importante saber que algumas outras doenças podem também apresentar seus sintomas de maneira bastante parecidos com a dengue; portanto, torna-se muito importante um diagnóstico preciso e precoce das infecções pelo vírus da Dengue.

Qualquer indivíduo picado pelo mosquito e infectado pelo vírus da Dengue tem como período mais perigoso da doença os três primeiros dias depois que a febre começa a desaparece; é nessa hora que poderão aparecer as alterações do sistema hematopoiético, com as suas complicações quanto à coagulação.



Patrocinadores


Projeto

NG Sites