Diagnóstico
Como é feito o diagnóstico de dengue ?
O diagnóstico inicial de dengue é clínico (história + exame físico da pessoa).
É muito importante tentar diferenciar a infecção pelo vírus da dengue de outras doenças infecciosas passíveis de tratamento com antibióticos.
Feito o diagnóstico clínico de dengue, alguns exames (hematócrito, contagem de plaquetas) podem trazer informações úteis quando analisados por um médico experiente mas, não comprovam o diagnóstico, uma vez que também podem estar alterados em várias outras infecções.
A comprovação do diagnóstico se, for desejada por algum motivo, deve ser feita através de sorologia (exame que detecta a presença de anticorpos contra o vírus do dengue), que começa a ficar reativa ("positiva") a partir do quarto dia da doença.
É importante saber que o exame só deve ser feito após 7 dias do início da febre.
Quando o exame sorológico é realizado logo no começo da doença (antes do 4 dia), um resultado "negativo" não permite afastar o diagnóstico de dengue. Nesse caso é necessária uma segunda amostra colhida, em geral, cerca de duas semanas após a primeira.
Uma única amostra colhida após o décimo dia de doença permite uma certeza maior, se o resultado for "negativo". O exame sorológico permite detectar uma infecção recente por cerca de dois meses, e poderá ser realizado mesmo após a pessoa ter ficado curada (nesse caso basta apenas uma amostra de sangue).
Em qualquer dessas situações, o diagnóstico estará confirmado se o exame for "positivo".
A comprovação do diagnóstico de dengue é útil para o tratamento da pessoa doente?
Não. A comprovação sorológica do diagnóstico de dengue poderá ser útil para outras finalidades (vigilância epidemiológica, estatísticas) e, é um direito do doente, mas, o resultado do exame em virtude do tempo de execução, estará disponível como regra, após a pessoa ter melhorado, o que o torna inútil para a condução do tratamento.
O exame sorológico também não permite dizer qual o tipo de vírus que causou a infecção (o que é irrelevante) e nem se o dengue é "hemorrágico".